Pular para o conteúdo principal

A ressurreição segundo a bíblia

A ressurreição segundo a bíblia


A RESSURREIÇÃO SEGUNDO A BÍBLIA
 
O termo

Ressurreição é a crença de que mortos podem voltar a vida. Na teologia judaico-cristã, acredita-se que todos os mortos irão ressuscitar em um futuro.

Conforme já mostrei nesse canal, o conceito de ressurreição parece não ser muito coerente, pois se Deus é espírito e nosso corpo volta para a terra, não faz muito sentido Deus precisar de um corpo físico ressuscitado para realizar um julgamento:



“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,

Hebreus 9:27

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu

Eclesiastes 12:7

Logo não faz muito sentido Deus precisar de um corpo físico de alguém para julga-lo. Vamos ver esse conceito na bíblia.

Velho testamento
No velho testamento não tem o termo ressurreição. O termo mais próximo que as bíblias traduzem assim é KUM (קוּם)

"Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória"
Isaías 26:14

Mas kum não significa ressurreição, e sim levantar, ficar de pé, estabelecer:

"E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou"
Gênesis 4:8


"Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei"
Gênesis 13:17

"E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor"
Gênesis 24:10

 "E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós. E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra. E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra"
Gênesis 9:9-11

Inclusive o novo testamento faz menção de um termo semelhante em aramaico:

“E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te"

Marcos 5:41

É o mesmo termo que aparece em Oséias, mas se referindo a Deus levantar/estabelecer seu povo como nação de novo:

"Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele"
Oséias 6:2


Então do que Isaías está falando?

"Ó Senhor Deus nosso, já outros senhores têm tido domínio sobre nós; porém, por ti só, nos lembramos de teu nome. Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória"
Isaías 26:13,14

Deus está falando que os opressores de Israel seriam esquecidos e que não se levantariam, não se estabeleceriam mais contra eles. O mesmo termo é repetido versículos seguintes:

"Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto, e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós diante de ti, ó Senhor! Bem concebemos nós e tivemos dores de parto, porém demos à luz o vento; livramento não trouxemos à terra, nem caíram os moradores do mundo. Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra (Israel) lançará de si os mortos"
Isaías 26:17-19

Este termo Kum aparece 627 vezes no velho testamento e só aqui em Isaías é traduzido como ressurreição, em todas as demais passagens ou é levantar ou é estabelecer ou ambos os sentidos.

Em Daniel, já vimos nesse canal, o termo é acordar, despertar Kutz (קוּץ)

"E muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno"
Daniel 12:2

Então todas essas referências no velho testamento se referem a levantar, ficar de pé, estabelecer. Na verdade, só há uma ressurreição no tanach e não é utilizado nenhum destes termos mas voltou a viver:

"Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu à sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive"
1 Reis 17:21-23

וַיִּשְׁמַ֥ע יְהוָ֖ה בְּק֣וֹל אֵלִיָּ֑הוּ וַתָּ֧שָׁב נֶֽפֶשׁ־ הַיֶּ֛לֶד עַל־ קִרְבּ֖וֹ וַיֶּֽחִי


Logo, não tem nenhuma promessa ou referência a ressurreição no velho testamento. Só um milagre de Elias.


Então de onde vem esse conceito?
Uma mística bíblica entendia que os mortos dormiam, descansavam:


"E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;"
Mateus 27:52

"Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem"
1 Tessalonicenses 4:15

Não sei dizer se o judaísmo tinha a mesma concepção ou se isso vem do helenismo, mas certos versículos dão a entender que sim:

"Samuel disse a Saul: Por que perturbaste meu descanso, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer"
1 Samuel 28:15

E no entendimento bíblico, os mortos dormiriam até o dia do Senhor, isto é, até a chegada do messias, quando então os mortos levantariam e subiriam para o céu para serem julgados, sendo Cristo o primeiro:

"Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem"
1 Coríntios 15:20

Mas isso não significa que os corpos seriam ressuscitados, na verdade dá a entender que os espíritos que descansavam acordariam e subiriam para o céu, o espírito e não o corpo físico:

"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele"
1 Tessalonicenses 4:14

"Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz"
João 5:25-28

"Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;"
João 11:23-25


Então será que a promessa de ressurreição do novo testamento é física ou é apenas um despertar dos espíritos dos mortos para o céu, um subir?

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos"
Mateus 22:29-32

Tessalonicenses
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras"
1 Tessalonicenses 4:16-18

O termo grego para ressurreição aqui, anistemi (ἀνίστημι) significa literalmente subir, tem o mesmo sentido de kum, significa levantar, subir:

"E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu"
Mateus 9:9

"E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?"
Mateus 26:62

"Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;"
Atos 2:24

"Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas"
Atos 2:32


                  
            1 tessalonicenses 
               1Corintios 
Temporalidade 
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.  1 Tessalonicenses 4:15 
 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;  1 Coríntios 15:51           
trombetas 
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus.  1 Tessalonicenses 4:16 
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará.  1 Coríntios 15:52 
ressurreição 
e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.  1 Tessalonicenses 4:16 
e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.  1 Coríntios 15:52 
Arrebatamento? 
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.  1 Tessalonicenses 4:17 
e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.  1 Coríntios 15:52,53 
                             

O termo mais específico, anastasi (ἀνάστασις) que tem o mesmo sentido, é o mesmo de Mateus 22 que vimos acima, levantar/subir:

"Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição"
Lucas 20:35,36

"E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição"
Atos 17:18

"E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação"
João 5:29

Para que Deus iria ressuscitar pessoas para a condenação? Não seria mais fácil já condenar o espírito da pessoa?

Os apóstolos viram Jesus subindo para o céu segundo atos:

“E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos”

Atos 1:9


Então será que a ressurreição prometida era isso. Um despertar dos mortos e seus espíritos subiriam para o céu?

Paulo as vezes utilizava outro termo, egeiro (ἐγείρω) que significa despertar, levantar:

"Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou"
1 Coríntios 15:16


"E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;"
Mateus 1:24

"Responderam eles, e disseram-lhe: És tu também da Galiléia? Examina, e verás que da Galiléia nenhum profeta se levantou"
João 7:52

"E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram"
Atos 3:6,7

Então será que no entendimento dos autores, eles entendiam que os mortos dormiam até o dia do Senhor, e como Jesus foi o messias e subiu ao céu, esses mortos despertaram e subiram ao céu?

Note que os autores tinham em mente que Jesus foi pregar aos mortos:

“No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;”

1 Pedro 3:19

“Pois não deixarás a minha alma no sheol, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;”

Atos 2:27

Note que no apocalipse o autor fala de ressuscitados, no céu:

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição/subida.

Apocalipse 20:4,5

Tirem suas conclusões!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Alfabeto Hebraico

O Alfabeto Hebraico A língua hebraica é escrita com um alfabeto bastante diferente do que nós usamos no português. O “alef-beit”, como é conhecido o alfabeto hebraico, é composto pelas 22 letras que são usadas para escrever o hebraico. A língua portuguesa, assim como outras línguas ocidentais, como inglês, espanhol, francês, italiano, etc, é escrita com o alfabeto latino, que era o alfabeto que os romanos usavam para escrever a língua deles, que era o latim. O alfabeto latino acabou sendo adotado por todas estas línguas modernas, inclusive o português. Mas antes do alfabeto latino existir, já existiam várias outras formas de escrever, usadas em várias línguas no mundo todo. Para entender melhor a origem do alfabeto hebraico, vamos entender um pouco sobre a origem da escrita, e a história dos alfabetos. Um pouco da história da escrita Quando a es

Tudo sobre os livros da Bíblia

Tudo sobre os livros da Bíblia A Bíblia é um conjunto de livros inspirados por Deus que guiam a vida de todo crente. Esses livros foram escritos por mais de 40 pessoas ao longo de cerca de 1500 anos, mas todos contam a mesma história e têm a mesma mensagem! Isso é porque o verdadeiro Autor da Bíblia é Deus . Descubra aqui algumas curiosidades sobre os livros da Bíblia: A Bíblia em números Ordem dos livros da Bíblia Os livros da Bíblia não estão organizados por ordem cronológica nem alfabética. Eles foram agrupados de acordo com seu gênero literário (livros históricos, evangelhos, cartas...). Antigo Testamento Pentateuco Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Estes são os primeiros cinco livros da Bíblia, que contam sobre as origens do mundo, da humanidade e do povo de Israel. Esses livros também registram toda a Lei de Moisés. Livros históricos Josué Juízes Rute 1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias Es

Figuras de Linguagem – O que é? Tipos e Exemplos de Todas (Resumo)

Figuras de Linguagem – O que é? Tipos e Exemplos de Todas (Resumo) Em resumo, as figuras de linguagem são recursos de nosso idioma  para tornar as mensagens que emitimos mais expressivas e significativas . Tais recursos podem ampliar o significado de uma oração, assim como suprir lacunas de uma frase com novos significados. Esse é um tema que muito presente em provas de Português de escolas, concursos e até mesmo do ENEM . Nesse artigo você entenderá o que não só o que são as figuras de linguagem, mas quais os diversos tipos e verá exemplos de todas elas. Tipos de Figuras de Linguagem Dividimos as figuras de linguagem em  metáfora, hipérbole, eufemismo, ironia, elipse, zeugma, comparação, metonímia, antítese, paradoxo, prosopopeia, pleonasmo,  anáfora, sinestesia, gradação, aliteração, polissíndeto, assíndeto e onomatopeia. Metáfora A metáfora ocorre quando é utilizada uma substituição de termos que possuem significados diferentes, atribui