Pular para o conteúdo principal

Significado de Etimologia

Significado de Etimologia

O que é Etimologia:

Etimologia é o estudo gramatical da origem e história das palavras, de onde surgiram e como evoluiram ao longo dos anos.

Do grego etumología, a etimologia se preocupa em encontrar os chamados étimos (vocábulos que originam outros) das palavras. Afinal, toda a palavra conhecida possui um significado e derivação de alguma outra palavra, que pode pertencer a outro idioma ou a uma língua que já foi extinta.

Um grande exemplo é o latim, língua que está há muitos anos em desuso e que é a responsável pela formação de várias palavras utilizadas atualmente na língua portuguesa, espanhola, italiana, francesa, entre outras, que são chamadas de "línguas latinas".

Porém, não apenas do latim construímos nosso vocabulário. Mesmo nos dias de hoje, inúmeros termos que usamos no cotidiano tiveram sua origem em idiomas estrangeiros ou de culturas que já não existem, como o tupi-guarani. No português falado no Brasil, existem muitas expressões e palavras que possuem seus étimos da língua tupi, como ipanema, copacabana, abacaxi, caju e inúmeras outras.

Os responsáveis pelo estudo da origem e história das palavras são os etimologistas, que tentam explicar os motivos que levam certos termos serem escritos de determinada maneira, mesmo que a pronúncia seja diferente. Exemplo: "casa" ("s" com som de "z") ou "maçã" ("ç" com som de "s").

Existem também as falsas etimologias, normalmente atribuídas pelo senso comum e cultura popular à uma palavra que simplesmente é similar a outra, mas sem comprovação de um etimologista.

Por exemplo, a palavra forró, de acordo com a falsa etimologia, teria sido derivada do inglês for all ("para todos", em português), porém, os etimologistas dizem que na verdade o termo não passa de uma abreviação da expressão forrodobó, que já existia há muito tempo no Brasil.

Confira exemplos da origem etimológica de algumas palavras da língua portuguesa:

  • Abacaxi: do tupi iba-cati (fruto que cheira muito)
  • Trabalho: do latim tripaliu (ser torturado)
  • Coração: do latim cor ou cordis (coração)
  • Cidadania: do latim civitas (cidade)
  • Amor: do latim amor (a grafia e significado continuam os mesmos do original latim)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Alfabeto Hebraico

O Alfabeto Hebraico A língua hebraica é escrita com um alfabeto bastante diferente do que nós usamos no português. O “alef-beit”, como é conhecido o alfabeto hebraico, é composto pelas 22 letras que são usadas para escrever o hebraico. A língua portuguesa, assim como outras línguas ocidentais, como inglês, espanhol, francês, italiano, etc, é escrita com o alfabeto latino, que era o alfabeto que os romanos usavam para escrever a língua deles, que era o latim. O alfabeto latino acabou sendo adotado por todas estas línguas modernas, inclusive o português. Mas antes do alfabeto latino existir, já existiam várias outras formas de escrever, usadas em várias línguas no mundo todo. Para entender melhor a origem do alfabeto hebraico, vamos entender um pouco sobre a origem da escrita, e a história dos alfabetos. Um pouco da história da escrita Quando a es...

Substantivo abstrato – O que é? Exemplos em Frases

Substantivo abstrato – O que é? Exemplos em Frases novembro 14, 2017 O substantivo abstrato é tido como um dos tipos de substantivo, classe de palavra, estudados na escola e também cobrados em provas para concursos públicos de todo Brasil, especialmente nos casos de cargos para nível fundamental e médio. Para saber exatamente no que consiste esse tipo de substantivo, em quais situações ele é aplicado e ver exemplos práticos dele, acompanhe nosso post O que é um substantivo abstrato? Trata-se de palavras que têm por objetivo indicar seres que dependem de outros seres para que possam existir. Em outros termos, esse tipo de substantivo refere-se a seres sem existência própria. O substantivo abstrato é caracterizado por designar conceitos e realidades imateriais, estando ligados a sentimentos, sensações, ações, estados, noções e qualidades (boas ou ruins) de outros seres. Alguns exemplos de substantivo abstrato: Sentimentos : amor,...

Tudo sobre os livros da Bíblia

Tudo sobre os livros da Bíblia A Bíblia é um conjunto de livros inspirados por Deus que guiam a vida de todo crente. Esses livros foram escritos por mais de 40 pessoas ao longo de cerca de 1500 anos, mas todos contam a mesma história e têm a mesma mensagem! Isso é porque o verdadeiro Autor da Bíblia é Deus . Descubra aqui algumas curiosidades sobre os livros da Bíblia: A Bíblia em números Ordem dos livros da Bíblia Os livros da Bíblia não estão organizados por ordem cronológica nem alfabética. Eles foram agrupados de acordo com seu gênero literário (livros históricos, evangelhos, cartas...). Antigo Testamento Pentateuco Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Estes são os primeiros cinco livros da Bíblia, que contam sobre as origens do mundo, da humanidade e do povo de Israel. Esses livros também registram toda a Lei de Moisés. Livros históricos Josué Juízes Rute 1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias Es...